HAMBRASIL

HAM BRASIL MAPA

sábado, 3 de julho de 2010

NASA adia para fevereiro de 2011 aposentadoria dos Onibus Espaciais‏

A NASA continuará utilizando os ônibus espaciais até o inicio do ano de 2011.
Os controladores do programa espacial decidiram na ultima quarta-feira adiarem a aposentadoria dos ônibus espaciais que estava marcada para novembro de 2010 e resolveram aposentar definitivamente os ônibus espaciais em fevereiro de 2011.
A mudança não causará problemas disse a agencia espacial Americana que necessitará dos ônibus espaciais para a finalização e envio de todos os módulos espaciais para a Estação Espacial Internacional.
A ultima missão do ônibus espacial Discovery será a missão STS-133 que levará para a ISS uma nave de carga que ficará acoplada ao complexo espacial e servirá de deposito para os astronautas a bordo.
Os astronautas do Discovery também levarão para a Estação Espacial Internacional um protótipo de um robô, chamado Robonaut 2, que auxiliará os astronautas nos trabalhos no espaço.
Em fevereiro de 2010 o presidente Barack Obama destinou 600 milhões de dólares para o programa espacial da NASA dentro da proposta fiscal para o orçamento de 2011.
A NASA gasta cerca de 200 milhões de dólares por mês para manter toda a sua frota de ônibus espaciais voando e os controladores e oficiais disseram que possuem fundos suficientes para continuarem com os vôos até fevereiro de 2011.
Conforme já foi anunciado em toda a imprensa mundial a NASA irá aposentar toda a sua frota de ônibus espaciais após longos 30 anos de trabalhos e abrir caminho para novos programas espaciais com a intenção de levar astronautas a um asteróide em 2025 e possíveis missões ao planeta Marte.
Esse plano faz parte da nova proposta do presidente Barack Obama de exploração espacial que inclui também o cancelamento do programa espacial conhecido como Constellaton que desenvolve foguetes e espaçonaves para envio de astronautas de volta a lua.
Com a aposentadoria dos ônibus espaciais a NASA dependerá das naves Russas Soyus para transportar astronautas até a Estação Espacial Internacional até que novos projetos sejam criados e novas naves espaciais sejam construídas.

MAURICIO BERALDO
Py4mab@amsat.org

Nenhum comentário: