HAMBRASIL

HAM BRASIL MAPA

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Considerações sobre experimento de SST a partir da ISS


Conversei hoje pela manhã com Kenneth Ranson no Johnson Space Center e fiz varias perguntas a ele sobre os rádios a bordo da Estação Espacial Internacional.
Perguntei a ele o porquê dos astronautas não deixarem os rádios ligados no modo SSTV durante esses dois dias de experimento. Ele respondeu que o radio da Kenwood modelo TM D700 apresentou um problema no conector de dados e esta super aquecendo com o tempo de trabalho. Por este motivo os rádios a bordo ficaram desligados por um longo período justamente para que o equipamento não seja totalmente danificado.
Kenneth explicou também que os experimentos no modo SSTV foram de apenas 2 horas e na maioria das vezes o radio estava desligado nas passagens sobre a America do sul.
Como o trabalho esta intenso, porque a construção da Estação Espacial Internacional esta no seu final, os astronautas não podem destinar seu tempo para repararem o equipamento de radio a bordo porque existem outras prioridades de sobrevivência. Kenneth explicou-me que em breve seguirá para a ISS um novo equipamento que substituirá o TM D700.
O novo equipamento, que será instalado no complexo espacial, ainda não foi definido, mas assim que for escolhido o modelo esse equipamento já seguirá configurado com todos os modos de operação existentes hoje em dia.
No passado vários foram os erros de configuração do TM D700 que acabaram por ocasionar longos períodos sem transmissões dificultando também os contatos com escolas. Por isso o equipamento já subirá para a ISS configurado facilitando o trabalho de instalação feito pelos astronautas a bordo.
(OBS. Kenneth Ranson é Radioamador e possui o indicativo de chamada N5VHO. Ele é o criador do projeto e dos equipamentos de rádio a bordo da Estação Espacial Internacional e trabalha no Jhonnson Space Center na NASA).

MAURICIO BERALDO PY4MAB
Py4mab@...


Nenhum comentário: