HAMBRASIL

HAM BRASIL MAPA

quarta-feira, 17 de março de 2010

Pe. Roberto Landell de Moura Homenagem Justa


O Senado Federal acatou no último dia 4/3 projeto de lei do senador Sérgio Zambiasi (PTB-RS) que dispõe sobre a inscrição do nome do padre Roberto Landell de Moura no Livro dos Heróis da Pátria, depositado no Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves. Pelo projeto, que recebeu o nº 51, de 2010, a inscrição se fará pelo transcurso do sesquicentenário de nascimento do homenageado, a ocorrer no dia 21 de janeiro de 2011. Na justificativa, o senador Zambiasi lembra que “o Padre Roberto Landell de Moura, apesar do ostracismo a que foi relegado, é o pioneiro na transmissão da voz humana por ondas eletromagnéticas no mundo. Pela condição periférica que o Brasil ostentava no concerto das nações no início do Século XX, e pela própria descrença de autoridades e de industriais brasileiros, esse padre cientista não alcançou o devido reconhecimento no panteão dos empreendedores nacionais". A decisão do senador Zambiasi de abraçar a causa do Movimento Landell de Moura contou com o suporte de seu chefe de Gabinete, Dirceu Braz Goulart Neto, e também de um dos simpatizantes do MLM, Marcello Antunes, assessor de imprensa da Liderança do PT e do Bloco de Apoio ao Governo no Senado.
73,

Daniel PU6ZAA

Um comentário:

João PY3GJB disse...

Uma alemã foi afastada das olimpiadas de 1936(regime nazista)pelo comitê olimpico alemão.Margareth Bergmann(corredora/judia)lutou por 70 anospara recuperar seu record.Sua história será contada em um filme em breve.No Brasil quantos anos se passara até darmos o valor devido a Landell de Moura? Santos Dumont até hoje lembrado(por alguns brasileiros e contestado por outros estrangeiros)como"o pai da aviação",mesmo que dezenas de outras invenções tenham sua patente registradas além de seus aviões.e assim outros tantos brasileiros de igual importância dividem o anonimato e o esquecimento...
Mas com certeza nós radioamadores,haveremos de fazer com que Landell de Moura, dando lhe o valor devido e justo, seja lembrado para sempre na história do radioamadorismo brasileiro.
Quem sabe também tenhamos a iniciativa de criar um filme sobre a vida desse personagem tão importante na nossa história?