quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

TORRE DE RADIOAMADOR EM CANTAGALO RJ

Cantagalo, RJ, instala torre para comunicação entre radioamadores.

Tecnologia facilitará contato com cidades vizinhas em caso de emergência.
Investimento foi de R$ 5 mil com recursos da secretaria de Defesa Civil.

Do G1 Região Serrana
Torre foi instalado no útlimo sábado (12) (Foto: Divulgação)Torre foi instalada (Foto: Divulgação)
A secretaria de Defesa Civil de Cantagalo, Região Serrana do Rio, instalou  uma torre de transmissão para comunicação entre radioamadores no bairro São José. O investimento foi R$ 5 mil reais com recursos da própria secretaria, e a instalação contou com o apoio da Associação Friburguense de Radioamadores (AFRA). A torre já está funcionando pela frequência VHS 146.610 e 146.010 e é registrada pela Agência Nacional de Comunicação (Anatel).
Para utilizar o recurso, é preciso estar habilitado. Na secretaria de Defesa Civil, três funcionários já estão aptos a utilizar o equipamento e, no próximo mês, todos os administradores distritais do município e outros funcionários da secretaria realizarão a prova de radioamadorismo, para também exercer a função.
Além do contato entre os distritos, a torre possibilita a interação com outros municípios. Ademir Ortega, secretário de Defesa Civil e Trânsito, explicou que em situações de emergência e calamidade pública, onde não há luz, internet ou telefone, o único meio de comunicação é o rádio, represnetando um grande avanço para Cantagalo.
A antena, do tipo colinear de oito elementos, foi instalada com o auxílio do empresário Alexandre Cordeiro, que cedeu o espaço para a instalação, e do cantagalense Thiago Naegele, que intermediou o contato com os membros da AFRA.
De acordo com Ademir, a proposta da secretaria é que todos os municípios vizinhos instalem a antena para que toda a região esteja coberta por esse meio de comunicação. “É importante que todas as defesas civis disponham dessa tecnologia, que é utilizada há tantos anos e ainda hoje é capaz de salvar muitas vidas”, comentou.

Nenhum comentário: